Formação

Etapas de Formação


O acompanhamento vocacional é feito da seguinte forma: em cada comunidade é realizado encontro com as jovens candidatas, quinzenalmente ou mensalmente, durante um ano, aproximadamente. Após este período, a jovem faz o pedido para ingressar no aspirantado.







Aspirantado - Período inicial de orientação para a vida religiosa, a aspirante é introduzida à vida diária das Irmãs. Ela entra no processo de entendimento de suas motivações para buscar a vida religiosa nesta Congregação Franciscana. Inicia-se formalmente o processo formativo de desenvolvimento pessoal em todas as dimensões de sua vida despertando o espírito missionário na tradição franciscana.






Postulantado - Após o período de aspirantado, a jovem inicia o postulantado, como preparação necessária para o noviciado. É a etapa da qual a formanda faz a passagem da vida secular para a vida franciscana, confirmando sua decisão de seguir Jesus Cristo.Tem por objetivo geral possibilitar a postulante alcançar uma maior clareza quanto à origem de sua vocação ao amadurecimento de sua decisão, experimentando viver a vida humana no seguimento de Jesus Cristo à luz do ideal de Francisco.








Após o Postulantado, a jovem inicia o noviciado, o objetivo deste período de dois anos de formação (ano canônico e ano de experiência apostólica) é iniciar a noviça nos fundamentos primários da vida religiosa, no modo de vida franciscana. O noviciado "caracteriza-se por um período de profunda reflexão e oração, e de prática intensa da vida fraterna, no espírito da Congregação.






 
Em seguida, vem o Juniorato, realizado nas comunidades ou casas da Congregação, renovando os votos de castidade, pobreza e obediência. O Juniorato é o espaço de tempo entre a 1ª Profissão Religiosa e os votos Perpétuos
      Por fim, professam os votos perpétuos, assumindo o compromissio com a Congregação, por toda a vida.